“Do solo, está clamando por mim a vida do teu irmão” – (Gn 4,10)

Diante da assustadora onda de ódio e violência que ora se abate sobre a querida cidade de São Paulo e se prolonga por todo nosso Estado, nós – Dom Edmar Peron, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas da Região Episcopal Belém -, reunidos em assembleia do Conselho Regional de Pastoral, manifestamos nossa irrestrita solidariedade a todas as pessoas vítimas da maldade humana que tolhe o direito de viver e ter paz.

Numerosos e crescentes casos de homicídios e ataques ferem e matam indiscriminadamente.

Índices comprovam que os homicídios mais que dobraram nesses últimos dias. Por toda parte, ouve-se o pranto, sente-se a dor, o medo e a intranquilidade! Choca-nos presenciar vidas e famílias inteiras destruídas pela maldade de quem, promovendo o ódio, desrespeita seu próximo e, na cegueira de seus atos injustos, atenta contra a vida do seu semelhante.

Diante deste quadro atual desolador, queremos afirmar nosso repúdio a toda e qualquer forma de violência vinda de onde vier.

Como Cristãos, momentos graves como este nos fazem lembrar a circunstância em que o próprio Jesus, cuja morte foi planejada e executada de maneira cruel, derramou seu sangue redentor como sinal demonstrativo de que a vida é dom de Deus e deve ser promovida e defendida.

Ligados pela fé de que a vida é dom sagrado inegociável, ressaltamos que quem mata atenta contra Deus e sua criação, sendo que esta sua crueldade coloca o ser humano na contramão do que Jesus fez e ensinou. Atentos aos clamores de nosso povo, apelamos, particularmente, às autoridades do Poder Público em vista de assumirem medidas urgentes, que sejam pautadas na ética e eficácia de quem conhece as responsabilidades de governar e conduzir a população pelo caminho da concórdia e pacificação dos ânimos. Não podemos nos subtrair, como Igreja de Jesus Cristo, da responsabilidade de amar nosso próximo, zelando por seus direitos e defendo-o de toda forma de maldade.

Elevamos ao Senhor Altíssimo nossas preces por todos os feridos e falecidos vitimados pela atual violência. Rogamos ao Senhor, ainda, que toque os corações dos promotores da violência a fim de que se convertam e vivam.

Apelamos, enfim, com veemência, a que cesse imediatamente a violência e abram-se caminhos largos para paz.

Pe. Air José de Mendonça, mSC