2021: O ano dedicado a São José

São José - VaticanoMuita fé, esperança e dias melhores. É isso que pessoas ao redor do mundo todo esperam para o ano de 2021. Depois de tanta dor causada pelo coronavírus, mal que ainda persiste entre nós, a esperança da eficácia da vacina renasce em nossos corações, mas também nos pede força e perseverança na fé. E, antes mesmo de sofrermos os males de 2020, sua Santidade Papa Francisco já havia escolhido que 2021 seria o Ano de São José. E o que isso significa?

A escolha de 2021 como o Ano de São José é simbólica. Esse ano jubilar se iniciou em 8 de dezembro de 2020, data que marca os 150 anos da proclamação de São José como guardião universal da Igreja. E, em uma carta de próprio punho, Sua Santidade Papa Francisco justificou ainda mais essa escolha: o Santo Padre disse que pretende despertar no coração de todos os fiéis o conhecimento mais profundo daquele que é o pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Tradicionalmente, a história da Igreja e do Catecismo destacam o sim da Santíssima Maria, mas o sim de São José também teve um grande valor. Com uma noiva virgem prestes a ser sua esposa, José disse sim quando viu sua mulher grávida daquele que seria o Cristo, e o cuidou com muito carinho.

Em sua carta, o Papa ainda destaca a figura de São José como um grande exemplo a todos os pais. Jesus era extremamente educado e fraternal, e isso se deve também à educação que seu pai adotivo lhe deu. Para o Papa Francisco, José é um pai presente, algo que pode não ser tão comum em nossa sociedade, criou Jesus e o deixou fazer suas próprias escolhas.

Por fim, a chamada carta Patris Corde, em que Sua Santidade Papa Francisco convoca o Ano de São José, termina com uma oração que mostra em sua última frase a extrema devoção e confiança que teremos que ter em São José para invocá-lo neste ano tão desafiador. Diz assim: “Que não se diga que eu Vos invoquei em vão e, dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder”.

Aline Imercio
Fonte e foto: Vatican News