80 anos de história do Santuário: Parte 14 – Nossos Reitores (Capítulo II)

Neste mês, continuamos a falar sobre os padres que foram párocos e reitores do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, ao longo desses oitenta anos. Ao todo, 15 padres exerceram essa importante missão. No capítulo anterior da nossa série, falamos dos primeiros e continuamos essa história neste capítulo. Confira:

Pe. Cornélis Van Gils MSC (1958 e de 1963 a 1975)Pe. Cornélis Van Gils MSC

A passagem do Pe. Cornélis foi, inicialmente, breve no Santuário. O sacerdote ficou por quase um ano aqui, em 1958. Mas, em 1963, Pe. Cornélis retornou e foi pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração até o ano de 1975, sendo um dos que ficaram mais tempo nessa posição.

Pe. Victório de Almeida MSC (1976 a 1980)Pe. Victório de Almeida MSC

Durante o comecinho da década de 1970, Pe. Victório exercia sua vocação de sacerdote em Itapetininga, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Sul, até ser chamado para ser pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em 1976, sendo o primeiro sacerdote Missionário do Sagrado Coração nascido no Brasil a assumir essa importante missão, em nossa comunidade.

Pe. Agenor Cardim MSCPe. Agenor Cardim MSC (1981 a 1985)

Sacerdote que ajudou a traduzir para a língua portuguesa a obra “O Jovem Júlio Chevalier” (história que conta parte da biografia do fundador dos Missionários do Sagrado Coração) Pe. Agenor foi pároco e reitor de nosso Santuário em um curto espaço de tempo, até seu afastamento por problemas de saúde. Os fieis dessa época, muitos que continuam em nossos ministérios, pastorais e movimentos, ainda lembram do padre com bastante carinho.

Pe. José Roberto Bertasi MSC (1986 a 1993)Pe. José Roberto Bertasi MSC

Pe. Bertasi, também bastante lembrado pela comunidade, fez história no Santuário acompanhando o período que foi marcado especialmente por nosso jubileu de ouro, celebrado em 1989. Ficou entre os anos de 1986 a 1993 como pároco e reitor. Na virada do milênio, Pe. Bertasi também foi Superior dos Missionários do Sagrado Coração, na Província de São Paulo.

Pe. Almir Miranda Silva (1994 a 1997)Pe. Almir Miranda Silva

Embora tenha ficado somente quatro anos no posto de pároco e reitor, Pe. Almir também fez história em um período no qual toda a Igreja, aqui no Brasil, passava por importantes novidades pastorais devido ao advento do projeto Rumo ao Novo Milênio. Atualmente, Pe. Almir faz parte da Arquidiocese de Juiz de Fora e, de tempos em tempos, vem visitar nosso Santuário ou é convidado para momentos festivos.
No próximo episódio da série “80 anos de história do Santuário”, teremos o último capítulo dedicado aos párocos e reitores do Santuário. Nós vamos conhecer um pouco mais dos últimos reitores daqui: desde o Pe. Jorge até o nosso reitor atual, Pe. Reuberson. Não perca!

Aline Imercio
Fotos: Arquivo do Santuário