80 anos de História – Parte 16: O Ano Santo da Misericórdia e a Dedicação do Santuário

O ano que marcou a Festa Jubilar de nosso Santuário vem chegando ao fim, e a nossa série sobre a história da paróquia também. Falamos aqui de tantas coisas… Desde o início da ideia de construção do Santuário, até o resultado que temos hoje: um lugar de fé que acolhe milhares de fiéis todos os anos. E para contar um pouco mais sobre os últimos acontecimentos marcantes que tivemos por aqui, este episódio fala sobre o Ano da Misericórdia e a Dedicação do Santuário.

A Porta da Misericórdia no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Entre as várias ações de Sua Santidade o Papa Francisco, para promover a paz no mundo, a instituição do Ano Extraordinário da Misericórdia mereceu destaque, em 2016. O ano foi decretado pelo Papa para marcar um período em que os fiéis poderiam reconhecer seus pecados e praticar a misericórdia, a fim de ficarem cada vez mais próximos da santidade. Como simbolismo, a Porta Santa da Misericórdia foi espalhada por Igrejas de todo o mundo. E nosso Santuário foi escolhido como um dos lugares para abrigá-la.

O rito de abertura da Porta Santa, em nosso Santuário, aconteceu no dia 13/12/2015 e contou com a participação do Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e do pároco e reitor na época, Pe. Valdecir Soares Santos MSC. O Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração foi escolhido como o local que teria a representação da Porta Santa na Região Episcopal Belém. Isso fez com que, durante praticamente todo ano de 2016, milhares de peregrinos visitassem nosso Santuário e trouxessem ainda mais testemunhos de fé para nossa história.

Dedicação do Santuário

Um dos momentos recentes mais marcantes da história do nosso Santuário também foi a Dedicação da Igreja e do Altar, que aconteceu em 11/11/2018. A dedicação de uma Igreja significa para nós, católicos, tornar aquele lugar ainda mais sagrado. E foi na abertura deste Ano Jubilar que nossa paróquia recebeu essa graça. Antes do dia da Dedicação, tivemos um tríduo preparatório para que, então, no domingo tivéssemos o rito de Dedicação em si, que foi presidido por Dom Odilo.

A cerimônia foi marcante e a cada detalhe da Dedicação do Altar – que recebeu as relíquias de Santa Terezinha, São José de Anchieta e os Mártires MSC – e da Igreja foram surpreendentes, bonitos, cheios de fé e uma página muito importante para nossa história.

Quer saber ainda mais episódios marcantes em nosso Santuário? Continuamos a contar essa história no nosso próximo episódio.