A Bíblia, que tal ler?

Destaque-2020aA Sagrada Escritura ocupa um lugar de destaque na vida Eclesial. Ela não é apenas um livro a mais no rol de tantos que a Igreja dispõe. Ela é “o livro por excelência na vida e na história da Igreja”, pois apresenta a revelação de Deus. Descreve a atuação do Senhor na história do seu povo. Registra como, ao longo dos séculos, homens e mulheres experimentaram a grandeza de Deus e a registraram sob penas e papiros.

Diante de tamanha magnitude, sobretudo como um caminho de aproximação entre os fiéis e a Sagrada Escritura, os Bispos no Brasil decidiram, desde o final da década de setenta, promovem um mês da Bíblia. Trata-se de uma ideia semeada na Arquidiocese de Belo Horizonte, posteriormente assumida pelo Serviço de Animação Bíblica das irmãs paulinas e finalmente, dado exitosos resultados, encampada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o país inteiro e celebrada ainda hoje.

O mês escolhido para gozar dessa temática é setembro, sobretudo por causa da memória litúrgica de São Jerônimo (30) que foi o mais popular tradutor da Bíblia. Produzindo uma versão da Sagrada Escritura, em latim, chamada de vulgata que favoreceu enormemente a leitura e as traduções posteriores do texto bíblico.

Nesse sentido é que se impõe, para cada fiel e paroquiano deste santuário a necessidade de viver a experiência da Palavra de Deus. Dentre os tantos caminhos que temos para nos aproximar da Sagrada Escritura, podemos ouvi-la em nossa comunidade nos sacramentos e nos sacramentais que celebramos, particularmente na liturgia da Palavra em cada Missa. Igualmente, se participamos com atenção das novenas de nossa padroeira e/ou pelas “almas,” percebemos e podemos experimentar o teor bíblico tacitamente posto em cada meditação.

Para além desses momentos comunitários, podemos insistir na leitura individual da Palavra. Como sugestão indicamos o método da leitura orante da Bíblia. Trata-se de um modo simples de crescer em profundidade na leitura da Sagrada Escritura.  Metodologicamente, em clima de oração e fé, siga três passos: a) LEIA com atenção o texto e indague-se sobre o que ele diz; b) MEDITE cada palavra do texto e pergunte-se o que ele diz a você, a sua vida e a sua história; Por fim, c) CONTEMPLE, pergunte o que da sua vida você pode mudar ao ler esse texto. Trata-se de um exercício simples que pode conduzir muitos de uma relação passiva e inerte com a Sagrada Escritura à uma relação concreta, capaz de gerar conversão e mudança de vida.

Suplicamos que, num mundo em que lemos tantas palavras, que ouvimos tantas vozes, que a Palavra de Deus seja lida com fé e que, de algum modo, toque nossa vida e transforme-a.

Pe. Reuberson Ferreira, MSC
Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração