Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

A Confiança em Deus

RETRATO - Jesus MisericordiosoPor que Deus nos recomenda tanto a confiança nEle? Porque ela é uma homenagem prestada à Sua Misericórdia. Quem espera a ajuda de Deus confessa que Deus é todo-poderoso e bondoso, que pode e quer nos demonstrar essa ajuda e que Ele é, sobretudo, misericordioso. “Ninguém é bom senão só Deus” (Mc 10, 18).

Durante a última ceia, após dar instruções e anunciar que os Apóstolos sofreriam no mundo muita opressão por defenderem Seu nome, Jesus Cristo aponta para a confiança como condição necessária de perseverança e de obtenção da ajuda do Deus misericordioso: “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: Eu venci o mundo!” (Jo 16, 33). São as últimas palavras do Salvador antes da paixão, anotadas por São João Evangelista, que desejava lembrar a todos os fiéis e por todos os tempos como é necessária a confiança, não apenas recomendada, mas ordenada pelo Salvador.

Precisamos muito conhecer a Deus de verdade, visto que o falso conhecimento de Deus esfria a nossa relação com Ele e estanca (ou seja, para de movimentar) as graças da Sua Misericórdia.

A confiança deve estar unida com o temor (ou seja, respeito e fidelidade por Deus), pois esse é o efeito do conhecimento da nossa miséria. Sem esse temor, a confiança se transforma em arrogância, e o temor sem a confiança se transforma em covardia. O temor com a confiança torna-se humilde e valoroso, e a confiança com o temor torna-se forte e modesta. A confiança deve também estar unida com a expectativa, ou seja, com o desejo de contemplar as promessas divinas e de juntar-se ao nosso Salvador. (…) A fiel expectativa por Deus deve estar de acordo com a vontade divina, deve ser muito humilde, não apenas em sentimento, mas também em vontade, que nos deve estimular ao esforço contínuo e à total entrega a Deus.

Eis os frutos da confiança, fornecidos pelo Espírito Santo:

– A confiança em Deus afasta toda tristeza e depressão, e enche a alma de grande alegria, até nas mais difíceis condições de vida.

– A confiança opera milagres, porque conta com a onipotência de Deus.

– A confiança proporciona a paz interior, que o mundo não pode dar. A confiança abre o caminho para todas as virtudes.

Confiemos em Deus em todas as nossas necessidades, nos sofrimentos, nos perigos e nos abandonos. Confiemos mesmo quando nos parece que Deus nos abandonou, quando nos nega os Seus consolos, quando temos a impressão de que não nos ouve ou quando nos oprime com uma pesada cruz. Nesses terríveis momentos, é preciso confiar mais ainda em Deus porque esse é um tempo de provação, um tempo de experiência pelo qual toda alma deve passar.

Oremos:

“Espírito Santo, dá-me a graça de uma confiança sólida em razão dos méritos de Jesus Cristo, e temerosa em razão da minha fraqueza.

Quando a pobreza bater à minha porta: JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

Quando me visitar a doença ou a deficiência física: JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

Quando o mundo me rejeitar e me perseguir com o seu ódio: JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

Quando a negra calúnia me manchar e encher de amargura: JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

Quando me abandonarem os amigos e me ferirem com suas palavras e suas ações: JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

Espírito de amor e de misericórdia, seja meu refúgio, meu doce consolo, minha aprazível esperança, para que nas mais difíceis circunstâncias da minha vida eu nunca deixe de confiar em Ti.”

Texto: Ewerton Costa
Fonte: A Misericórdia de Deus em suas obras (Pe. Miguel Sopocko)