A Despedida do Papa Emérito Bento XVI

DESPEDIDA BENTO XVI“Obrigado por sua amizade e seu afeto. Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos anteriores. Eu só serei o Sumo Pontífice da Igreja Católica até as 20h. Depois disso, serei simplesmente um peregrino que está começando a fase final de seu caminho nesta terra”.

Bento XVI se despediu do cargo oficialmente e, a partir de agora, se torna Papa Emérito. Às 13h43 (horário de Brasília) de 28 de fevereiro, Bento XVI concedeu a bênção final aos fiéis que estavam na praça principal do Castel Gandolfo, onde uma multidão aguardou sua despedida.

Bento XVI abençoou centenas de fiéis visivelmente emocionados: “Não sou mais pontífice, e sim um peregrino”. Pouco antes, foi divulgada a última mensagem do Twitter pessoal do Papa, onde ele agradeceu novamente o apoio da comunidade católica. “Obrigado por vosso amor e seu apoio. Coloquem Cristo no centro de vossas vidas”.

Às 16h de Brasília, 20h no Vaticano, sua renúncia se tornou oficial e a Igreja Católica entra oficialmente em “sede vacante” – breve período transitório em que a instituição fica sem ocupante em sua cadeira principal, abrindo caminho para a celebração do Conclave que elegerá o próximo Bispo de Roma, nosso Papa.

No momento do pronunciamento de despedida, Bento XVI agradeceu pela amizade dos fiéis e garantiu que continuará se dedicando à Igreja e ao bem da humanidade, orando e intercedendo pelo povo até o último momento de sua vida:
“Caros amigos, estou feliz em estar com vocês. Obrigado por vossa amizade e vosso afeto. Quero, com meu coração e minha reflexão, todas as minhas forças anteriores, trabalhar pelo bem comum, da humanidade e da Igreja. Vamos em frente, pelo bem da Igreja e bem de todos” – disse Bento XVI, que continuará a ser chamado com o nome que ganhou ao se tornar Papa.

Ewerton Costa
(radialista e agente da PasCom NSSC)