A grande preparação para o Natal de Jesus Cristo

Natal de JesusRoxo e azul são cores que simbolizam a entrada da igreja no tempo do Advento. Para os cristãos, este é um momento de reflexão, de espera, de esperança e de expectativa para a vinda de Jesus Cristo. A palavra é de origem latim, do termo adventum que significa “vinda, chegada”. Esse período tem como finalidade preparar o coração dos cristãos para receber Cristo no Natal, um tempo determinado para festejar o nascimento do menino Jesus.

Para vivenciar melhor este momento, as celebrações acontecem durante os quatro domingos que antecedem o Natal. E todos os preparativos e ações são realizadas na igreja com foco nos fieis para que todos possam preparar o coração para receber Jesus e começar um tempo de renovação, que acontece dentro de todos, tendo a certeza de que tudo vai dá certo.

Porém, é fundamental que os cristãos vivam este tempo com o coração cheio de amor, paz e que busquem a purificação do Espirito. Por se tratar de um tempo de esperança, tudo que era velho fica para traz e dá lugar ao novo. Por isso, a vinda do menino Jesus se faz presente: no pão, no vinho, no sacramento, na liturgia e na eucaristia. Com isso, as forças são renovadas e nascem novamente dentro de nos.

Natal é tempo de comemorar este novo ciclo do advento que foi vivida pelos profetas. Uma aliança de amor realizada na plenitude em Jesus Cristo, e na vida de todos aqueles que praticam a justiça na Palavra de Deus.

Esse tempo é dividido em três dimensões: passado, futuro e presente. E nesta ocasião buscamos a purificação do espirito para aumentar a fé dentro de nós, e para que assim possamos seguir durante toda a nossa caminhada focados na purificação e na renovação do amor entre irmãos.

A tradição católica reforça a importância da oração e da vigilância em nosso cotidiano. O poder da oração transforma, e a vigília nos conduz por um caminho mais seguro aos olhos do nosso criador.

Essas duas palavras são usadas no advento para salientar que o Senhor veio na História de Belém; virá, no final do mundo e também no final da vida de cada um de nos.

Por fim, se aproxima a alegria vindoura e as tradições marcam um “Novo Céu e a Nova Terra”, tudo isso reafirma as promessas de um pai, que está no céu e continua guiando o seu rebanho (venha o teu reino). E ele virá no momento certo.

Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Texto: Val Veríssimo