Arquidiocese promove Encontro Missionário

Para marcar o início do Mês Missionário, representantes de congregações, ordens religiosas e institutos missionários presentes na Arquidiocese de São Paulo se reuniram na manhã de 01 de outubro, no colégio Madri Cabrini, zona sul da capital paulista.

Os participantes refletiram sobre o destaque pastoral vivido na Arquidiocese de São Paulo, a partir da Carta Pastoral de dom Odilo, “Paróquia, torna-te o que tu és”.

O encontro, realizado pela segunda vez na Arquidiocese, contou também com a presença do arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Tomé Ferreira da Silva, bispo auxiliar na Região Ipiranga, e referencial para a Animação Missionária, e o Padre Sérgio Lucas, vice-coordenador de arquidiocesano de pastoral. Também participou dom Pedro Carlos Zilli, bispo brasileiro na diocese de Bafatá, em Guiné Bissau.

Na oração inicial foi recordada a memória de Santa Terezinha do Menino Jesus, celebrada neste sábado, com a entronização de uma relíquia dela, que é padroeira dos missionários.

Ao saudar os convidados, Dom Odilo ressaltou que um dos objetivos do encontro é justamente reunir as diferentes expressões da Igreja missionária presente na Arquidiocese. “Que essa força missionária tão grande que temos em nossa Arquidiocese possa emergir”, disse, pedindo para que as diferentes congregações e institutos compartilhem seus carismas com a vida da Igreja de São Paulo, para que não se perca nunca o horizonte missionário.

O encontro também estimulou a divulgação da Campanha Missionária 2011, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), cujo tema é “Missão na Ecologia”, diretamente ligado ao tema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, que falou sobre “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Fonte: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br