Bento XVI recebe novo embaixador da Santa Sé

Papa comenta a participação da Igreja no Brasil.

O papa Bento XVI recebeu, na segunda-feira (31), o novo embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda para a apresentação de suas credenciais. Durante a recepção o santo padre aproveitou para elogiar o fervor religioso instalado em nosso país.

Bento XVI aproveitou ainda para agradecer o apoio da diplomacia brasileira e da Santa Sé na organização da 28° Jornada Mundial da Juventude. O papa ainda lembrou de sua visita ao Brasil em 2007 e disse que o carinho que recebeu dos fiéis “permanece indelével”.

O santo padre lembrou também que o país tem uma intensa caminhada junto ao catolicismo desde a primeira missa, celebrada em 26 de abril de 1500, que deixou testemunhos e monumentos em muitas cidades, como o Cristo Redentor. “Porém, mais do que construções materiais, a Igreja ajudou a forjar o espírito brasileiro caracterizado pela generosidade, laboriosidade, apreço pelos valores familiares e defesa da vida humana em todas as suas fases”, afirmou o papa.

Por fim o papa declarou que o governo brasileiro pode sempre contar com a Igreja católica para a realização de obras sociais e projetos que realizem a erradicação da miséria. O papa ainda reconheceu a visão religiosa do país, que constitucionalmente é laica, e afirmou que independentemente da visão religiosa do Brasil ele admira no país “o reconhecimento da religião como um valor necessário para a formação integral da pessoa.”

Aline Rodrigues Imercio
Fonte: Arquidiocese de São Paulo