Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Campanha da Fraternidade 2020

cartaz_campanha_fraternidade_2020-031478Como em todos os anos, aqui no Brasil, a quarta-feira de cinzas é marcada na Igreja Católica pelo início da Campanha da Fraternidade – que desde o ano de 1964 chega com um tema escolhido para despertar conscientização e novas atitudes tanto para os fiéis católicos como também para a sociedade em geral. Em 2020, o tema escolhido foi “Fraternidade e Vida: Dom e compromisso” e tem como lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). O tema foi inspirado em Santa Dulce dos Pobres.

Santa Dulce dos Pobres: Exemplo de compaixão

Quem já viu o cartaz da campanha da fraternidade deste ano, se deparou com a imagem de Irmã Dulce – santificada em 13 de outubro do ano passado – rodeada de crianças em um local que remete ao Pelourinho, na Bahia. A imagem faz alusão à bondade e compaixão da santa, que era também chamada de “anjo bom da Bahia”.

No texto-base da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) sobre a campanha da fraternidade, Pe. Patriky Samuel Batista, secretário executivo de campanhas da CNBB, disse que a mensagem transmitida pelo cartaz é esta: “a vida doada é vida santificada”.

Santa Dulce dos Pobres foi exemplo de bondade, caridade e doação ao próximo. Por isso, o objetivo desta CF inspirada na santa é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

Aline Imercio
Ilustração: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB