CAMPANHA DOS VITRAIS

No Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, existem vários vitrais. Muitos se perderam e de alguns só restam fotos. Outros não temos mais a referência. Por isso, vamos tentar recuperar e confeccionar novos baseados nas fotos dos antigos. A sua colaboração ajudará a restaurar, manter e confeccionar os novos vitrais.

Veja bem: na nave central havia quatro grandes vitrais, que falam do Novo Testamento; os dois primeiros, do lado esquerdo são o nascimento de Jesus (Lc 2,1-20) e a fuga para o Egito (Mt 2,13-23). Do lado direito, encontra-se o primeiro milagre de Jesus em sua vida pública, as Bodas de Caná (Jo 2,1-12), e a morte de Jesus Cristo (Jo 19,25-30).

Já na parte de trás, os vitrais falam do Antigo Testamento. Do lado esquerdo, havia dois vitrais. Hoje só há um. O que está faltando é o de Moisés que, com o cajado, bate na pedra e dela jorra água (Ex 17,1-7). O outro são fragmentos da vida de Elias e de Abraão. (vide foto acima). O Profeta é instrumento de vida (1Rs 17,17-24).

A vocação profética (1Rs 19,19-21), Elias e Eliseu no Rio Jordão (2Rs 2,8-10), Elias é arrebatado (2Rs 2,11-18), Elias, porta-voz de Javé, o profeta que anuncia o julgamento (1Rs17,1-6), Abraão e seu filho Isaac – o holocausto (Gn 22,1-19), o profeta desmascara o ídolo (Rs 18,20-46) e o casamento de Isaac (Gn 24,1-27), o profeta reorganiza a sociedade (1Rs 19,1-14), o profeta de Javé (Rs 1,1-18).

Do lado direito encontramos Ester uma mulher forte e corajosa (Est 5,1-14;7,1-10;8,1-12).

O outro são fragmentos da vida do povo de Deus: Três visitas misteriosas (Gn 18,1-17); Coroação de Saul, o primeiro Rei (1Sm 10,1-8); Deus pede a Moisés que faça uma roupa sagrada a Aarão, o primeiro sacerdote (Ex 28,1-8); Deus que acaba com as guerras (Jt 15,8-13); Samuel e a palavra de Javé (1 Sm 1,1-23); Samuel é entregue no templo (1Sm 1,24-28); A vocação profética (1Sm 3,1-21); Davi entra na corte, o segundo Rei (1Sm 16,1-13); e o rei Salomão, o terceiro Rei (Rs 3,1-15).

Encontramos 12 rosáceas, sendo 10 com vitrais de mosaico.

No altar de Nossa Senhora do Sagrado Coração encontramos 7 vitrais com anjos tocando e cantando para mãe de Deus.

Para as três rosáceas maiores hoje sem vitrais, também serão confeccionados novos.

COM QUANTO POSSO CONTRIBUIR?

1. Não há valor determinado. Toda colaboração é bem vinda. A sua colaboração poderá ser mensal ou esporádica, como preferir e estiver ao seu alcance. E ainda vamos promover outras maneiras de você colaborar. Você poderá receber informações na Secretaria da Igreja de segunda à sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 11h30.

2. Outra maneira é a seguinte: o vitral é dividido em três partes. Se, nesse caso, você quiser restaurar ou confeccionar uma delas, o nome de sua família será colocado no vitral e ali permanecerá para sempre na Casa da Mãe. O nome será inserido no vitral e não em placas. A foto como consta neste folheto é ilustrativa e serve apenas para indicar o local onde ficará o nome de sua família. Neste folheto apresentamos os valores para esta colaboração.

VOCÊ PODE COLABORAR DAS SEGUINTES MANEIRAS

1. Depósito Identificado no valor que preferir: Banco do Bradesco – Ag. 137 – C.P: 1013653-9

2. Ou entregando sua colaboração na Secretaria Paroquial no horário de funcionamento descrito neste site ou na Sacristia antes ou após as missas.

3. Se a sua família for assumir uma das partes dos vitrais você poderá se informar sobre a possibilidade de parcelamento e registrar o nome como gostaria que saísse nos vitrais.

E DEPOIS?

O seu nome será publicado na página 28 da revista de Nossa Senhora como benfeitor, a partir do mês de dezembro.

Será também inscrito no livro de Ouro da Paróquia. Este livro ficará no presbitério durante toda a reforma, no horário das missas, que serão celebradas também em sua intenção.

Deus lhe pague e Nossa Senhora o proteja!