Canonização de Pe. José de Anchieta

SÃO JOSÉ DE ANCHIETAA Igreja de São Paulo está em festa pela canonização de José de Anchieta e o acolhe com manifestações de júbilo e Ação de Graças a Deus.

Acompanhe a programação das celebrações na cidade de São Paulo pela canonização do religioso Jesuíta da Companhia de Jesus, Padre José de Anchieta, que, com o então provincial do Brasil, padre Manoel da Nóbrega, e outros religiosos jesuítas, fundaram em 25 de janeiro de 1554, no planalto de Piratininga, o Colégio de São Paulo de Piratininga. Nascia, no ponto mais avançado do planalto, sobre uma colina situada no encontro dos rios Anhangabaú e Tamanduateí, a cidade de São Paulo, a maior da América do Sul.

Programação pela Canonização do Padre José de Anchieta

2 de abril – Dia da Canonização do Padre Anchieta

• 14h – Repicar dos sinos em todas as igrejas da Arquidiocese de São Paulo, durante 5 minutos;
  • 14h30 – Entrevista coletiva à imprensa com o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, no Páteo do Colégio;
  • 18h – Celebração de louvor e ação de graças, presidida pelo Cardeal Scherer , na Catedral da Sé;
  • 19h30 – Celebração de louvor e ação de graças, presidida pelo Cardeal Scherer , no Páteo do Colégio.

6 de abril

• 9h30 – Concentração no Páteo do Colégio com apresentação breve da biografia do Padre Anchieta, intercalada com orações e cantos e um trecho do musical “Anchieta para todos os Povos”, da Comunidade Shalom.
  • 10h15 – Saída da procissão, com a relíquia do Padre Anchieta, em direção à Catedral da Sé;
  • 11h – Missa solene em ação de graças pela Canonização, na Catedral da Sé, presidida pelo Cardeal Scherer e com as presenças do Prefeito Fernando Haddad e do Governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

A programação será transmitida, ao vivo, por um pool de emissoras: TV Cultura, TV Canção Nova, Rede Vida, Rede Século 21, TV Aparecida, Rede Evangelizar, além da transmissão articulada pela Rede Católica de Rádios, coordenada pela Rádio 9 de Julho da Arquidiocese de São Paulo. Os internautas também poderão acompanhar a missa da Catedral da Sé no site da Arquidiocese.

24 de abril

• 18h (horário de Roma) – Missa em ação de graças pela Canonização, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, presidida pelo Papa Francisco.

Fonte: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Confira, também, reportagem especial sobre São José de Anchieta: