Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Conhece-te a Ti Mesmo

As frustrações caminham lado a lado conosco durante o percurso de nossas vidas. Todas as expectativas e anseios que criamos, e as coisas que nem sempre saem como queremos nos provocam uma sensação tão desgostosa que chega a incomodar.

E é fato que parte desta frustração vem da expectativa que projetamos nos outros. Esperamos que ele ou ela faça algo, aja de tal maneira, ou deixe de agir de alguma forma, que nos compreenda, que mude sua forma de pensar, enfim, às vezes damos tanta importância ao comportamento do outro que deixamo-nos de lado, como se fôssemos apenas uma extensão das outras pessoas e não um indivíduo com suas experiências particulares, valores que aprendemos durante a criação, sentimentos que possuímos.

Há um famoso pensamento de Sócrates que diz: Conhece-te a ti mesmo. Às vezes é preciso olhar para dentro de si, buscar aceitar-se como é para daí ser capaz de enxergar o que pode ser melhorado, amadurecido. Alguém me disse que “não adianta pedir a uma pessoa que ela te dê mais do que ela pode oferecer”. Não seria então conveniente e mais pacificador saber que fazemos o melhor, com o melhor que temos? E parar de atribuir aos outros a responsabilidade por uma vida satisfatória e feliz?

“Eu não creio que Deus se importa onde nos graduamos e o que fizemos para ganhar a vida. Deus quer saber quem nós somos. Descobrir isso é o trabalho da alma – é o nosso verdadeiro trabalho da vida.” (Bernie Siegel).

Por: Kamilla Eduarda Rios  Araujo