Cristo-Rei e o legado do Ano da Fé

CRISTO REIEm 24 de novembro deste ano celebraremos o dia de Jesus Cristo Rei do Universo. Esta importante data no calendário da nossa Igreja encerra, normalmente, o ciclo de todos os anos litúrgicos – lembrando que, a partir do domingo seguinte, terá início o Advento que é a abertura do ano litúrgico de 2014.

Juntamente com o ano litúrgico, o dia de Cristo-Rei também encerrará o Ano da Fé. Este ano, que se iniciou em 11 de outubro de 2012 no Vaticano, inaugurado pelo atual Papa emérito Bento XVI, chamou o povo de Deus a refletir com mais intensidade ainda sobre os rumos da nossa própria Fé.

E, de fato, os meses que se passaram nos proporcionou inúmeros momentos dignos de oração, aprendizado e evolução para isso: além dos diversos eventos realizados nas dioceses e suas paróquias, neste Ano da Fé presenciamos a passagem de comando da Igreja, do Papa Bento XVI para o Papa Francisco. E, com essa passagem, seguiu adiante a realização de todo o calendário proposto a este Ano da Fé, inclusive a bem-aventurada Jornada Mundial da Juventude (23 a 28/07/2013).

O legado que Ano da Fé deixa é bem amplo, mas podemos resumir em uma só referência: seguir com mais força ainda a Jesus Cristo. Todos os esforços e sacrifícios da Igreja Católica neste ano especial foram para que o Santo Nome de Jesus seja anunciado com mais força e que a Igreja expanda, além das comunidades, o foco central nEle. O Ano da Fé termina neste mês mas nos convida, pelos próximos anos, a fazer de nosso povo um grande grupo reunido para a Comunhão e para crer e viver de verdade o que Cristo-Rei nos ensina.