Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Decreto do Ano da Fé na Arquidiocese de SP

LOGOTIPO ANO DA FÉ“Desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente com renovada convicção, com confiança e esperança”. Estas foram as palavras escritas por Sua Santidade o Papa Bento XVI, na Carta Apostólica (Porta Fidei), com a qual se proclama o Ano da Fé na Igreja Católica Mundial. Em São Paulo, o Decreto do Ano da Fé foi escrito pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, no último dia 4 de novembro e anunciado na Catedral da Fé.

No Decreto escrito e proclamado por Dom Odilo, há citação da Carta Apostólica e a convocação para que os arquidiocesanos de São Paulo participem ativamente e celebrem com intenso fervor o Ano da Fé.

Além disso, dom Odilo decreta os passos que devem ser adotados durante a celebração deste ano para que os fieis ganhem a Indulgência Plenária “(…)DECRETAMOS que podem ganhar a Indulgência Plenária de pena temporal, concedida pela misericórdia de Deus, para os próprios pecados e também em sufrágio pelas almas dos fieis defuntos, aqueles que, arrependidos de seus pecados, confessarem de modo devido, comungarem sacramentalmente, orarem nas intenções do Sumo Pontíficie e renovarem publicalmente a profissão da fé”

Já divulgando uma agenda de eventos, Dom Odilo seguiu seu discurso com o pedido para que os fieis de São Paulo participem ativamente dos seguintes eventos:

1.1. (já ocorreu) Da Santa Missa na Vigilia do Natal ou no dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, de 2012, em alguma igreja da Arquidiocese de Sao Paulo;

 

1.2. Da Santa Missa na Catedral Metropolitana e em todas as igrejas da Arquidiocese na festa da Conversao de São Paulo, Patrono da Arquidiocese, dia 25 janeiro de 2013;

1.3. Da Santa Missa na Vigília da Páscoa e na Páscoa do Senhor: de 2013;

1.4. Da 112° Romaria Arquidiocesana a Aparecida, dia 05 de maio de 2013;

1.5. Na procissão Arquidiocesana de Corpus Christi, dia 30 de maio de 2013;

1.6. Nas Peregrinações das Regiões Episcopais à Catedral Metropolitana, conforme datas já estabelecidas;

1.7. Na peregrinação especial do Clero, dia 03 de agosto de 2013, e na peregrinação especial dos religiosos/as e demais “consagrados” à Catedral Metropolitana dia 17 de agosto de 2013.

1.8. Da Santa Missa na Catedral Metropolitana, ou em qualquer igreja da arquidiocese de São Paulo, no dia 05 de setembro de 2013. aniversário da Dedicação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção.

A participação ativa em projetos e estudos da Igreja também é recomendável:

1.9. Lerem e meditarem diariamente a Sagrada Escritura por. ao menos. 20 minutos;

1.1 0. Dedicarem, ao menos 01 hora semanal ao estudo do Catecismo da lgreja Católica, ou ao Compêndio do Catecismo, ou ao Youcat (Catecismo Jovem);

1.11. Dedicarem, ao menos, uma hora semanal, a leitura e estudo dos Documentos do Concílio Vaticano II;

1.12. Visitarem com caridade cristã, pessoas doentes ou encarceradas. ou praticarem as obras de misericórdia indicadas no capitulo 25 do Evangelho de São Mateus;

1.13. Dedicarem, ao menos, meia bora de adoração eucarística semanal em qualquer igreja, em favor das vocações sacerdotais e religiosas e em favor da obra evangelizadora da Arquidiocese de São Paulo.

Vale lembrar que o Ano da Fé teve sua abertura no dia 11 de outubro de 2012 e segue até o dia 24 de novembro de 2013. A abertura ocorreu no cinquentenário do Concílio do Vaticano II e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. A última edição do Ano da Fé aconteceu em 1967 proclamada por Paulo VI servo de Deus e foi para o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo.

Aline Rodrigues Imercio

 

Fontes: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/motu_proprio/documents/hf_ben-xvi_motu-proprio_20111011_porta-fidei_po.html/

Decreto do Ano da Fé em São Paulo disponível na íntegra em:

http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/sites/arquidiocesedesaopaulo.pucsp.br/files/
Decreto%20para%20o%20Ano%20da%20F%C3%A9%20-%20Arquidiocese%20de%20S%C3%A3o%20Paulo.pdf