Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Dom Raymundo Damasceno é eleito Presidente da CNBB

O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi eleito na noite de 09 de maio para presidir a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) nos próximos quatro anos.

Damasceno era considerado um dos favoritos para assumir a presidência da CNBB por causa, principalmente, do seu perfil conciliador e do prestígio que obteve após a visita do papa Bento 16 ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em 2007.

O novo presidente da CNBB é tido também como uma pessoa próxima ao Papa e de fácil diálogo com setores da sociedade civil organizada e o governo.

Natural de Capela Nova (MG), ele foi eleito no segundo escrutínio com 196 votos (71% dos votos válidos).

O cardeal de São Paulo, d. Odilo Pedro Scherer, ficou em segundo lugar, com 75 votos. A partir de amanhã serão eleitos também o vice-presidente, secretário-geral e os presidentes das 12 comissões pastorais da CNBB.

A eleição do novo presidente foi realizada durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida, realizada do dia 04 ao dia 13 de maio.

No primeiro escrutínio, Dom Raymundo havia obtido 161 votos contra 91 de d. Odilo. Por não ter alcançado dois terços dos votos, houve a necessidade do segundo escrutínio. Damasceno substitui o arcebispo de Mariana (MG), d. Geraldo Lyrio Rocha, que ficou por quatro anos no cargo e decidiu não tentar a reeleição.

Durante as eleições do ano passado, ele defendeu que temas relacionados ao “direito à vida”, como o aborto, e ao matrimônio fossem debatidos pelos candidatos na campanha presidencial.

Nomeado cardeal pelo papa em outubro passado, Damasceno é presidente da Celam (Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe) e já foi secretário-geral da CNBB por dois mandatos consecutivos, entre 1995 e 2003.

Fonte: Folha de S. Paulo