Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Eleições 2010

“Ai daqueles que fazem decretos injustos e daqueles que escrevem apressadamente sentenças de opressão, para negar a justiça aos fracos e fraudar o direito dos pobres do meu povo, para fazer das viúvas a sua presa e despojar os órfãos” (Is 10,1-2).

A internet pode nos ajudar a obter informações e votar conscientemente. Alguns portais da na web apresentam as mais diversas notícias, informações, artigos, entrevistas os quais podemos associar aos valores evangélicos. Dessa associação poderemos votar em pessoas e/ou partidos comprometidos com o povo.

Neste ano votaremos na seguinte sequência:
1) Deputado estadual;
2) Deputado federal;
3) Senador – Primeira vaga;
4) Senador – Segunda vaga;
5) Governador;
6) Presidente.

Note bem: votaremos em um deputado estadual, um deputado federal, dois senadores. Esses são aqueles que devem fiscalizar os governadores (dep. estaduais) e o presidente, além de proporem ou revogarem leis. Portanto, tenhamos em mente o texto bíblico acima para votarmos em pessoas que estejam comprometidas com a justiça vida.

Eis alguns portais, então, que podem nos ajudar:
1) www.fichalimpa.org.br – Fruto de uma campanha de assinaturas, que possivelmente você também participou, a lei da ficha limpa já foi aprovada e sancionada e o Tribunal Superior Eleitoral entendeu que vale já para as eleições deste ano. É organizado pela A Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI) e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Somente são cadastrados candidatos que pedem e são aprovados segundo esta lei.

2) www.mcce.org.br – O movimento de combate a corrupção eleitoral se fortaleceu na campanha de assinaturas anterior que resultou na lei 9840. Há diversas notícias, especialmente sobre as denúncias de corrupção por todo o Brasil.

3) www.cbjp.org.br – Comissão Brasileira de Justiça e Paz – Órgão vinculado a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB).

4) www.excelencias.org.br – Mantido pela Transparência Brasil – Acompanha todos os gastos de governos, assembléias legislativas e políticos. Nele, possivelmente, poderá conferir os gastos de seu/sua candidato/a caso já tenha exercido algum cargo público.

Você poderá ter informações a partir de documentos oficiais de todo o Brasil.

5) www.votoconsciente.org.br e www.institutoagora.org.br. Dois portais que acompanham os políticos do estado de São Paulo. Neles pode-se ter acesso aos trabalhos dos atuais vereadores da capital e dos deputados estaduais. Portanto, se são candidatos, certamente temos informações sobre eles.

Há outros como os dos tribunais eleitorais, especialmente o do TSE (www.tse.gov.br). A internet nos oferece muitas possibilidades. Apenas permaneça atento para que entre em portais sérios e tenham informações checadas e confirmadas. E vote com consciência, pois como diz o lema da campanha pela lei contra a corrupção eleitoral (lei 9840):

“Voto não tem preço. Tem conseqüências”!

Miguel Mota