Eucaristia é real, não virtual

Jornal-ReubersonO Papa Francisco, recentemente, declarou a necessidade dos cristãos-católicos voltarem a Missa. Ele dizia, “voltem à Missa, a Eucaristia é real, não virtual.” De fato, a Eucaristia é um imperativo concreto, real, prático. Pode-se até fazer comunhão, mas não chegará à Eucaristia sem um encontro real, com o Corpo de Cristo presente nas espécies de pão e vinho.

O arrefecer da pandemia, embora ela inda seja concreta e extremamente letal, veio acompanhado de um numeroso grupo de fiéis que retomou às Missas, a Comunhão Eucarística. Na mesma proporção houve um grupo, que não trilhou o mesmo caminho. Incluso afastou-se da Eucaristia, tranquilizando-se com a ideia que podem participar de Missa pelas vias on line. É lícito que alguns reservem-se o direito de se resguardarem por medo da pandemia, mas não é justo que o discurso de precaução se torne uma desculpa bonita para não frequentar o Sacramento. Nesse sentido, o apelo de Francisco é urgente, voltemos a Missa, a Eucaristia!

Ademais, deve-se recordar que participar da Eucaristia – ao menos dominical – é um preceito, uma regra da Igreja. Preceito entendido não como uma imposição, mas como uma necessidade vital. Tal como é um preceito que se tome água e ninguém está obrigado a tal, mas há um natural desejo dela. Precisamos, igualmente, de maneira vital da Eucaristia. Nós a amamos, e por isso devemos buscá-la. Ir a Missa é um preceito!

Nesse sentido, urge reanimarmos no amor primeiro, o Amor pela Eucaristia. Voltar a esse encontro, concreto real, contínuo e semanal, na Eucaristia dos Domingos que é um preceito. Em nosso Santuário é celebrada profusamente em vários horários.

Pe. Reuberson Ferreira, MSC
Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.