IBGE revela queda de 22,4% no Catolicismo

Mas religião ainda é a principal no Brasil.

O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística(IBGE) divulgou nessa sexta-feira,29, dados sobre a religiosidade da população brasileira, segundo o censo 2010. De acordo com a pesquisa, o número de católicos no Brasil ainda é predominante mesmo diante de uma queda entre os brasileiros.

O IBGE divulgou que 64,6% da população brasileira é católica, sendo a maioria nordestina com 72.2%. Porém, os dados também apontam que o catolicismo teve uma queda de 22.4% no Brasil, marca histórica no país que já chegou a ter mais de 90% da população católica há algumas décadas.

Embora a queda seja expressiva, o Centro de Etatística e Investigações Sociais(CERIS) apontou juntamente com os estudos do sociólogo e padre José Carlos Pereira, que a religião não está fadada ao fracasso . Fato que se justifica inclusive pelo crescimento levantado pelo estudo de profissões sacerdotais e religiosas. Em 2000 eram 16.772 padres, e em 2010 22.119 sacerdotes que atuam também no crescimento de novas paróquia.

Para finalizar, o CERIS divulgou que os dados mostram uma “Igreja Viva”.

Aline Rodrigues Imercio
Fontes: cnbb.org.br   –  noticias.terra.com.br