Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Juventude em Plenitude

JUVENTUDE EM PLENITUDE“Se você é jovem ainda, amanhã velho será. A menos que o coração sustente a juventude que nunca morrerá!” (Roberto Gómez Bolaños – ator e escritor mexicano)

Ser jovem não significa ter pouca idade, ser jovem significa pensar novo, criar, ter energia, alegria, sonhos e amor pela vida. Existem jovens que parecem velhos, e idosos que parecem meninos, tudo depende de como você pensa.

Você sabe a diferença entre velho e idoso? Um idoso é uma pessoa que tem muita idade. Uma pessoa de 18 anos pode ser um velho, pois ser velho é quando a cabeça fechou e pensa: “eu me sinto a dono da verdade, eu sei tudo, não tenho mais nada para aprender”… Acabou! Eu sou velho e estou morto em vida.

Mas se eu estou com a cabeça aberta, independentemente de ter 60,70, 80, 90, 18, ainda sinto que tenho muito para aprender, crescer e evoluir, eu sou jovem.

Ser jovem é querer ser muito mais mesmo sendo o melhor que se pode ser. É viver emoções extremas: com uma felicidade resplandecente nos bons momentos e, com uma tristeza amargurada, nos dias difíceis. É ficar apaixonado por pequenas coisas, lugares e sentimentos e querer que essa paixão dure para sempre. É sentir que queremos o que desconhecemos e o que não sabemos. É querer ter um lugar para ficar, mas sentir-se deslocado e rejeitado pelo que nos rodeia. É viver ao máximo, ser o melhor possível mas, essencialmente, acreditar e correr atrás dos sonhos!

Tudo isto, com este reforço de lembrança que vem do livro Eclesiastes como conclusão e conselho: “Jovem, alegre-se na sua juventude e seja feliz nos dias da mocidade. Siga os impulsos do seu coração e os desejos dos olhos. Contudo, saiba que Deus vai pedir contas a você de todas essas coisas.”

Texto dedicado a todos que se emocionaram com nossa linda juventude na JMJ Rio 2013

Cristiane Silva