Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

47ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Durante a 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a entidade acolheu, de forma expressiva, o apelo vindo da Amazônia e selou um apoio ao episcopado e às comunidades dessa região do Brasil. Então ao longo desse tempo a Comissão Episcopal para a Amazônia elaborou um Documento Verde (documento de estudo da CNBB), intitulado “Missionários(as) para a Amazônia”, estudo da CNBB número 100.

Este documento será enviado a todos os bispos, Regionais da CNBB e casas de formação do Brasil que trabalhem com formação de missionários para a Amazônia.

O documento elaborado é um subsídio para aquelas pessoas interessadas em tornarem-se missionários na Amazônia. “Neste documento, tanto as paróquias, dioceses e bispos, quanto os missionários, estarão respaldados com informações de grande relevância para dar seguimento ao processo de Evangelização da Amazônia, seguindo uma linha aprovada pela CNBB”, destacou a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes.

De acordo com o documento, é de suma importância que os missionários para a Amazônia, antes de iniciarem o trabalho, participem dos cursos de formação missionária, promovidos pela CNBB e pelos Regionais da CNBB. “Além desses cursos, cada Regional da Amazônia oferecerá cursos de formação sobre a realidade Amazônia: cultura, tradições. Documentos e caminhada da Igreja na Amazônia, realidade urbana e rural, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, migrantes, desmatamento, avanço do agronegócio.

É importante destacar a prioridade para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), formação missionária dos cristãos leigos e a Pastoral de Conjunto”. Fonte: CNBB.org