Morte ao pecado

Parece estranho mas é bem por aí a reflexão deste tempo quaresmal que em breve vamos iniciar.

Morte a tudo o que impede a graça. Vida a tudo o que coopera com a graça. A sabedoria da nossa Igreja em tratar com carinho cada tempo litúrgico é o que nos proporciona viver intensamente todos os passos de Jesus.

A nossa paróquia vai viver de maneira especial a quaresma. Neste ano viveremos sobriamente em nossas missas o silêncio orante. Cada palavra, cada símbolo, cada gesto vai nos inserir no mistério de Cristo.

Se a missa não refletir o tempo litúrgico que celebramos, esta quaresma será como qualquer coisa e não revelará a graça a que nos propõe. Cada missa nos ajudará a viver este tempo que precede a Páscoa de Jesus, com penitência, oração e caridade.

Neste tempo, somos convidados pelos documentos da igreja que apresentam a liturgia quaresmal, a sobriedade no que se refere à decoração da igreja e aos lugares celebrativos. Sem adornos, nem barulhos excessivos e com total despojamento. Tudo deve nos levar a contemplar o abandono e a busca por uma interiorização dos últimos passos de Jesus entre nós.

Vamos viver um tempo de graça, de renovação pessoal e de compromisso com o amor. Prepare-se bem! Coração renovado é um coração livre.

Boa quaresma.

Pe. Air José de Mendonça