O SANTUÁRIO E A PANDEMIA!

homeCaso contemos, já somamos mais de onze meses que estamos vivendo sobre o flagelo dessa terrível pandemia, quase um ano desde que o primeiro caso foi diagnosticado no Brasil. Quanta coisa foi reinventada, repensada, refeita em todos os níveis, inclusive em nosso Santuário. Do ponto de vista concreto, vivemos um ano de uma certa anestesia pastoral. Nossas atividades, quase todas, migraram para o continente digital, para a seara virtual.

Passando em revista este tempo, contemplamos muita coisa boa em meio as sombras deste período. Consolidamos a “TV Santuário” e com ela transmitimos uma intensa programação do próprio Santuário. Ainda temos limites, mas já caminhamos bastante. Ainda neste período nosso espírito de solidariedade e de fraternidade multiplicou-se, fizemos tanta caridade que foi uma verdadeira lufada da bondade de Deus para os que mais necessitavam. Ao mesmo tempo, desencadeamos um senso de corresponsabilidade pela nossa Igreja sem precedentes. Inúmeras pessoas, preocupadas com a manutenção do nosso Santuário e com suas obras, foi fiel na devolução do dízimo e na organização de eventos. Ainda estamos amargando perdas e déficits, mas sentimos que muita gente, para além das restrições sanitárias, preocupou-se com a vida deste Santuário.

A pandemia, ao que tudo indica, ainda irá persistir por um certo tempo, não obstante a vacina que já está sendo aplicada. A Igreja, mesmo em meio a essa situação, quando teve oportunidade de retomar suas atividades (celebrativas) o fez com segurança. Por essa razão, mesmo com novos decretos de restrição das atividades, seguimos sendo contados como reduto essencial, lugar de esperança para o povo. A bem da verdade, nossos fiéis, particularmente em nosso Santuário, já conhecem bem o protocolo de segurança (máscara, distanciamento e uso de álcool gel). Essas ações, se não impedem a contaminação totalmente, ao menos a atenuam. E nos garantem o funcionamento!

Nesse sentido, urge recobrarmos o processo de realização de atividade eclesiais. É imperativo que os agentes de pastoral – falo de você que agora ler este texto – recobrem o curso das atividades. É oportunidade de começarmos a sonhar com o retorno de todas as nossas Missas. É hora de começarmos a planejar a retomada de ações sociais como a pastoral do menor e/ou a solidariedade. É momento de começarmos a desenhar um plano para o retorno da catequese de crisma ou de primeira Eucaristia. De voltarmos os nossos conselhos pastorais, entre outros.

Num raciocínio lógico, precisamos vencer essa letargia que tomou conta de muitos de nós no compromisso com o Evangelho, com a Comunidade e com a Igreja (alguns deixaram até a Missa). Deus que nos chamou, sabe do nosso coração e entende todas nossas “disposições e indisposições em servi-lo.” Ele que é justo, nos julgará conforme nossos corações. E nos dará a merecida recompensa no momento final! Voltemos ao nosso compromisso com o Reino de Deus!

Pe. Reuberson Ferreira, MSC
Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.