Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

O Sentido da Vida

Atualmente, não é difícil encontrar pessoas (ou até mesmo nós) com questionamentos acerca de sua vida. Muitas vezes não sabem de onde vieram, o que fazem aqui e nem para onde vão. Sentem-se perdidas e entra na máxima de apenas “viver por viver”. A vida e o mundo são belos, quando se conhece o seu sentido, a sua origem e seu fim em Deus. Tudo isso é resultado do Seu plano de amor – nada existe por acaso.

O nosso mundo é maravilhoso e perfeito, é o ser humano quem o modifica e nele causa problemas devido à falta de consciência em relação ao futuro. São Paulo, na Carta aos Romanos, nos deixa uma grande reflexão sobre isto: “Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade se tornaram ´visíveis´ à inteligência por suas obras”. Ou seja: a grandiosidade do Senhor é demonstrada por meio de sua grande obra, que é a criação do ser humano e do mundo ao seu redor para que viva em plena harmonia.

A missão da humanidade no mundo é constituída por 3 bases: cuidar da natureza, ser irmão dos seus irmãos e amá-los, e ser filho de Deus e adorá-lo. Quando esta tríplice identidade não é realizada e respeitada, começam as frustrações e o ser humano já não compreende sua própria existência.

A grandeza e riqueza humanas estão, na verdade, na sua capacidade de comunhão com os irmãos e não em seus bens materiais. Mas se não se reconhecem estes valores, criam-se conflitos consigo mesmo e cai-se no vazio. Por isso, mais do que nunca precisamos do nosso Salvador, Jesus Cristo, para preencher este vão que tanto incomoda. Em uma de suas sábias declarações, o Papa João Paulo II disse “O ser humano permanece para si mesmo um desconhecido, um mistério insondável, um enigma indecifrável quando não sente a presença do Filho de Deus”. Só Ele é capaz de “Revelar o ser humano ao próprio ser humano”, porque “Ele é a Luz que veio a este mundo iluminar toda a humanidade” (Jo 1,9).

Assim, ao reconhecer a presença de Cristo em nossa vida, o ser humano passa a se conhecer e compreender todo o valor e a beleza de viver. Por isso, roguemos à santíssima trindade que nos oriente sempre nos momentos de angústia e abra nossos olhos para enxergar quão maravilhosa e abençoada é a nossa vida!

Viviane Valente