Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Papa Bento XVI anuncia Beatificação de João Paulo II

Seis anos após sua morte, o Papa João Paulo II foi proclamado beato, em 01 de maio, pelo seu sucessor, Papa Bento XVI, em uma cerimônia assistida por 1,5 milhão de pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano.

“Com a nossa autoridade, concedemos que o venerável servo de Deus João Paulo II seja chamado de beato e que se possa celebrar a sua festa todos os anos, no dia 22 de outubro, nos lugares e conforme as regras estabelecidas pelo direito”, declarou o pontífice. Seguiram-se oito minutos de palmas.

Na janela principal da fachada da Basílica de São Pedro, uma cortina correu devagar para mostrar um rosto sorridente e ainda cheio de juventude de João Paulo II, com uma auréola de santo aplicada em fundo de céu azul. A freira francesa Marie Simon Pierre, beneficiada pelo milagre aprovado para a beatificação, depositou junto do altar uma relíquia de seu benfeitor – uma ampola com sangue colhido no hospital, em seus últimos dias de vida. “Giovanni Paolo, Giovanni Paolo!”, gritavam os compatriotas poloneses, num entusiasmo contagiante que a multidão ecoou.

O Papa Bento XVI também demonstrou muita emoção em beatificar seu antecessor, com quem ele trabalhou durante 23 anos. “Passaram-se já seis anos desde o dia em que nos encontrávamos nesta praça para celebrar o funeral do papa João Paulo II. Já naquele tempo, sentíamos pairar o perfume da sua santidade”, afirmou o papa em sua homilia. “Ele abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e econômicos, invertendo com a força de um gigante, uma tendência que podia parecer irreversível”, acrescentou.