Papa Francisco anuncia canonização dos papas João Paulo II e João XXIII

JOÃO PAULO II E JOÃO XVIIISua santidade Papa Francisco convocou na manhã desta sexta-feira, 5 de julho, durante audiência com Santo padre Angelo Amato, prefeito da Congregação para causas dos Santos, o reconhecimento do segundo milagre do beato papa João Paulo II e um consistório para o a canonização do Papa João XXIII. Com esses reconhecimentos tanto o beato João Paulo II quanto João XXIII, podem ser canonizados ainda neste ano e se tornarem novos santos da Igreja Católica.

No caso do papa João XXIII, Francisco decidiu abrir seu processo de canonização mesmo sem a atribuição d um segundo milagre formal, ao chamado “Papa Bom”. Angelo Giuseppe Roncalli, nome de batismo de João XIII, nasceu na Itália e teve seu papado de 1958 a 1963. Seu lema era “Obediência e Paz”. Foi beatificado no ano de 2000, pelo papa João Paulo II, diante do milagre em que sua intercessão teria curado uma freira italiana de um tumor no estômago em 1966.

Já o papa João Paulo II terá o seu processo de canonização rapidamente, diante do processo de outros santos, em apenas oito anos após sua morte. Karol Wojtyla ficou no papado de 1978 até sua morte em 2005. Foi conhecido como o papa das multidões, criou um carisma muito forte com os fiéis e atraiu jovens a Igreja Católica, é dele inclusive a criação da Jornada Mundial da Juventude (que ocorre esse mês no Rio de Janeiro). João Paulo II foi beatificado no ano de 2011 pelo papa Bento XI. À Wojtyla foram atribuídos dois milagres : a cura de uma freira francesa que sofria da mesma doença que o papa, o mal de Parkinson e, recentemente, a cura de uma mulher na Costa Rica.

Durante a audiência o papa Francisco também anunciou o início da beatificação de Alvaro del Portillo, pertencente ao Opus Dei, de Madre Speranza, da Congregação de Servas e dos Filhos do Amor Misericordioso.

Aline Rodrigues Imercio

Fonte: Arquidiocese de São Paulo