Papa Francisco chega ao Brasil para a JMJ

PAPA FRANCISCO NO BRASILA chegada:

O avião do Papa Francisco pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, às 15h43 desta segunda-feira (22) depois de quase 12 horas de viagem desde Roma, na Itália. O avião, da companhia Alitalia, estava com as bandeiras do Brasil e do Vaticano nas janelas da cabine. Francisco foi recepcionado pela presidente Dilma Rousseff, pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da capital, Eduardo Paes, entre outras autoridades.

Um coral com crianças e jovens de três paróquias do Rio saudou o líder maior da Igreja Católica com o hino da atual edição da Jornada Mundial da Juventude. Depois, cantaram uma música, em português, espanhol e inglês, com o refrão “Abençoa, abençoa, abençoa este povo que te ama, abençoa, abençoa, papa Francisco o teu povo abençoa”. O papa agradeceu o coral, que em seguida cantou a marchinha “Cidade Maravilhosa”.O Sumo Pontífice desceu da aeronave às 16h, acenou para o público e foi recepcionado pela presidente. Ambos conversaram por alguns segundos. Em seguida, ele ganhou dois buquês de flores de uma jovem e, ao lado de Dilma e do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, cumprimentou um a um os integrantes da comitiva que o aguardavam.

Durante percurso entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, e a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro, o papa cumprimentou fiéis, beijou crianças e chegou até a ficar preso no trânsito.

Por volta das 17h, o papa chegou à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, onde trocou o veículo fechado em que estava pelo papamóvel. Pelo menos 10 mil pessoas aguardavam a chegada do papa, segundo estimativa da Guarda Municipal. Os fiéis começaram a chegar às 9h.

Enquanto Francisco trocava de veículo, fiéis o cercaram e gritavam “papa, eu te amo” e “a juventude é do papa”, entre outras coisas.

De papamóvel, Francisco circulou por várias vias do centro, em meio à multidão de fiéis. Na avenida Graça Aranha, o pontífice beijou outra criança. A comitiva do papa Francisco é acompanhada por carros da Polícia Federal, da Guarda Municipal do Rio e da Polícia Militar.

O primeiro discurso ao povo:

O papa Francisco afirmou na noite desta segunda-feira (22), no primeiro discurso desde que chegou ao Brasil, que Jesus Cristo abre espaço para os jovens porque eles “não têm medo de arriscar a única vida que possuem”. A declaração foi feita ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff, no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, em Laranjeiras (zona sul).

“Cristo abre espaço para eles [jovens], pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência da sua amizade. Cristo ‘bota fé’ nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: ‘ide, fazei discípulos”. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos. Também os jovens ‘botam fé’ em Cristo. Eles não têm medo de arriscar a única vida que possuem porque sabem que não serão desiludidos”, declarou o pontífice.

No início do discurso, o pontífice argentino referiu-se aos brasileiros. “Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro é preciso bater no portal de seu coração”, afirmou Francisco, que disse ter vindo ao Rio “nos braços abertos do Cristo Redentor.”

O papa disse também que “a juventude é a janela pela qual o futuro entre pelo mundo” e se colocou na posição de “amigo” dos brasileiros. “Peço a todos a delicadeza da atenção para estabelecer um diálogo de amigos, e os braços do papa se alongam para abraçar a nação brasileira.”

Fonte: www.uol.com.br
Foto: www.g1.com.br