Pe. Agenor Girardi, mSC é nomeado bispo da Igreja do Brasil

Segundo informou a Santa Sé, Bento XVI fez três nomeações de bispos para o Brasil. O Papa nomeou Dom Mário Marquez, O.F.M. Cap., até o momento auxiliar de Vitória (Espírito Santo), bispo de Joaçaba (Santa Catarina). Dom Mário nasceu em Joaçaba, em 1952. Foi ordenado padre em 1980. Atuou como Cura da Catedral Militar do Brasil, em Brasília, de 1996 a 2006, ano em que foi nomeado bispo, seguindo para Vitória.

O pontífice nomeou ainda um novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Porto Alegre. Trata-se do padre Agenor Girardi, M.S.C., nascido em Orleans, em 1952. Foi ordenado padre em 1982. Atualmente, era pároco na diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Bento XVI nomeou também um novo bispo auxiliar para a arquidiocese de São Luís do Maranhão. É o padre José Carlos Chacorowski, C.M., nascido em Curitiba, em 1956. Ordenado padre em 1980, atualmente era diretor das Filhas da Caridade da Província do Amazonas, na arquidiocese de Belém.

Fonte: Zenit.org.

Brasão de Dom Agenor Girardi, mSC Bispo Auxiliar de Porto Alegre – Rio Grande do Sul.

AMETUR COR JESU

AMADO SEJA POR TODA PARTE O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

ETERNAMENTE!

O chapéu: – é o símbolo de Jesus Cristo, cabeça da Igreja com seus doze apóstolos. Ele representa a sucessão apostólica e a comunhão dos bispos com o Papa.

A cruz vermelha: – representa o sangue dos mártires e todo sofrimento da humanidade redimida na cruz de Cristo.

O Coração de Jesus: – é a fonte e a motivação de todo o meu Ministério pastoral, recordando o meu lema de Ordenação sacerdotal: – “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (João 15,13).

As flores de gira-sóis: – é o símbolo da família Girardi, que nos mantém unidos com a disposição de voltar-nos sempre para Deus.

O rio: – é a fonte inesgotável que alimenta minha espiritualidade. Nesta fonte está também a presença de Maria, na suavidade do seu Sim.

Lema:“Ametur Cor Jesu” – é o lema do Fundador dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, o Padre Júlio Chevalier: para que o Evangelho de Jesus Cristo chegue a toda parte e em todos os ambientes.

Janeiro de 2011