Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Quaresma

Na última quarta-feira de cinzas foi declarado o início do tempo de Quaresma. Uma época em que a Igreja prepara seus fiéis para o tempo ápice do cristianismo que é a Páscoa, ressurreição de Jesus. Porém, mais do que a Igreja estar de roxo e os fiéis participarem mais ativamente da paróquia, a Quaresma reserva muitos significados importantes para a entendermos melhor.

A prática da Quaresma teve início no século IV, quando a Igreja viu a necessidade de criar um tempo de penitência e renovação, através das práticas do jejum e da abstinência. Essa prática duraria 40 dias, sem contar os domingos que são de adoração, por conta da presença ativa desse número em diversas passagens bíblicas: houve 40 dias de dlúvio, 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, 40 dias de Moisés e Elias na montanha e foram 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.

Uma característica da Quaresma que notamos bastante é a questão da decoração roxa na Igreja e na cor da batina do sacerdote. Essa cor representa luto e penitência.Ela é usada durante toda a Quaresma, exceto na sexta-feira santa e no domingo de Ramos, quando o roxo dá lugar ao vermelho que simboliza a dor de Cristo e o fogo do Espírito Santo. Alguns celebrantes costumam também usar o rosa no quarto domingo da Quaresma, representando tristeza. O branco é adotado no domingo de Páscoa e na quinta-feira santa, mostrando a paz.

Quaresma: O que devemos fazer nesse tempo?

A quaresma é um tempo em que meditamos a vida Jesus e a morte por nós. Nessa época, a Igreja católica prega que seus fiéis fiquem mais próximos de Deus. E não há maneira melhor do que ficar mais perto do Divino, do que praticando o ato de caridade, pois já diz a passagem bíblica do livro de Matheus “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.”

E como maneira de estarmos mais próximos de Deus e da caridade, é na Quaresma que a Igreja católica lança a campanha da fraternidade. Nesse ano o tema da campanha é Fraternidade e Saúde Pública. Lançada todos os anos pela CNBB, a campanha objetiva despertar a solidariedade dos cristãos para um problema concreto que envolve toda nação, a fim de que se busquem debates e soluções que levem a cura desse problema.

Além disso, a Igreja também prega que no tempo quaresmal procuremos nos confessar, praticar o jejum, a vigília. Tudo isso para que possamos ver o forte amor que Deus tem por nós, como diz o papa Bento XVI em sua declaração para a Quaresma de 2012 “A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.’’, revelou o santo padre.

Aline Rodrigues Imercio – Fontes: ACI – Canção Nova