Reportagem Especial:

A geração que inovou a música católica.

O ritmo é jovem, bateria e guitarra são instrumentos sempre presentes e as letras louvam a Deus. Essa é a realidade de muitas das novas bandas católicas que vem atraindo mutidões de jovens à fé através da música. Bandas que têm o sucesso garantido e trazem melodias modernas às canções cristãs.

Rosa de Saron, Ministério de Amor e Adoração, Ministério de Adoração e Vida, Banda Dom.. Todos grupos musicais da nova geração tem em comum participantes jovens, que conheceram-se através da própria Igreja e de grupos de jovens. Os gêneros do rock e do pop incorpararam músicas católicas e trouxeram milhares de admiradores da canção dedicada à Deus.

“É indiscutível dizer que bandas como Rosa de Saron, Oficina G3, Adoração e Vida tem muito apelo, algumas vezes não por Deus, mas por sua musicalidade. Mas Deus com sua sabedoria, cria um atalho pra chegar ao coração de quem ouve essas canções.O que essas bandas devem fazer é continuar com um som gostoso de ouvir e falar de Deus do meio que for mais fácil… Quem canta ora duas vezes, então é assim que eles devem evangelizar”, ressalta o Marcos Souza, 27 anos , participante de grupo de jovens na Igreja Católica.

Mais do que evangelizar, essas bandas tem também o poder de inspirar outros jovens a cantar e louvar a Deus em sua comunidade. Camila Pereira,23 anos, canta em missas e também em reuniões do grupo de jovens da Paróquia São Vicente Pallotti e São Pedro Apóstolo e diz ter estes grupos como fonte de inspiração “O objetivo principal dessas bandas é obviamente louvar a Deus, e acredito que a influência seja consequência, pois ouvimos as músicas nas missas, nos encontros e retiros e acabam por se tornar inspiração. Canto há 12 anos na igreja e acredito que as músicas dessas bandas não apenas como inspiração, são elas que te dão mais vontade de estar ali e se dedicar”

A dedicação em evangelhizar é tamanha que esses grupos acabam conquistando vitórias extremamente significantes na música brasileira:a canção “Hoje Livre sou” do Ministério de Adoração e Vida já alcançou mais de 1 milhão de acessos no Youtube;o Grupo Rosa de Saron já recebeu cerca de 19 prêmios musicais e uma indicação ao Grammy Latino; além da participação dessas bandas em eventos internacionais como a Jornada Mundial da Juventude.

“Transformar o Palco em Altar”, é segundo a banda Ministério de Adoração e Vida a grande missão de jovens cantores católicos. Missão essa que está funcionando e trazendo cada dia mais jovens a Louvar e agradecer Deus através da música.

Aline Rodrigues Imercio
Fontes: youtube.com; rosadesaron.com.br