Riqueza de vida, herança de poucos

É mais difícil ser honesto com os outros, ou com si próprio? Às vezes preferimos disfarçar a verdade para nos proteger de nós mesmos. Tememos que a pureza da sinceridade nos faça lidar com emoções que há muito evitamos.

A preocupação em não parecer ingrato ou arrogante para com quem temos o mínimo de consideração pode nos fazer calar, mesmo quando sabemos que o mais correto é fazer o contrário.

A honestidade, a sinceridade está inserida nos atos mais simples do cotidiano. Na complacência, na coragem e no amor. Ainda que às vezes a honestidade possa implicar em tomar decisões mais difíceis, acredito piamente que seja sempre o melhor caminho, afinal as turbulências de hoje podem ser o caminho para a serenidade e o equilíbrio do amanhã.

E que se façam valer as palavras de William Shakespeare: “Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade.”

Ser honesto é também ser justo, e ser justo é o mínimo da base do comprometimento que devemos ter com nós mesmos se quisermos, algum dia, conquistar a verdadeira paz e prosperidade.

Por: Kamilla Eduarda Rios  Araujo