SANTUÁRIO, SEMANA SANTA E PANDEMIA

22129924844_94098911a5_oOutra vez e, desta feita com mais intensidade, recai sobre nós o inclemente peso da pandemia. Olhando os noticiários, superlativos são os casos de internações e mortes provocadas pelo vírus sarscov-19. O período mais crítico que já se anunciava desde o começo do ano na região amazônica, agora chegou em São Paulo. Outra vez o fechamento das atividades presenciais, é decretado. As Igrejas, contudo, foram incluídas em atividades essenciais.

Acerca dessa inclusão, recai sobre nós Igreja Católica, comunidade do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, aquela palavra bíblica de que a quem muito é dado, muito será cobrado (cf. Lc 12, 48). Nesse sentido, é hora de reforçarmos os protocolos de segurança. Álcool gel, distanciamento, máscaras, higiene da Igreja e aferição de temperatura não serão apenas elementos a ser utilizados em nossas comunidades, mas serão atitudes imprescindíveis. Devemos criar uma verdadeira cultura de assepsia eclesial. Zelar uns pelos outros é condição indispensável para sermos Igreja neste tempo.

Convém recordar que, pelo calendário previsto para o isolamento em São Paulo, caso ele não seja prorrogado, o início da Semana Santa será ainda vivido nesse cenário. Quiçá o tríduo pascal inicie em outro contexto. Assim, mais do que nunca é hora de dilatarmos a consciência e aprofundarmos nosso senso de Igreja.

Sabemos da imensa multidão que acorre ao nosso Santuário nesse período. A circunstâncias, contudo, nos imporão restrições. Assim convém a cada fiel preparar bem o coração e, em alguns momentos, rezar de sua casa, junto com o seus. Nem sempre haverá vaga para todos, com segurança em nossa Igreja.

De nosso lado, faremos o possível para transmitir as celebrações e propor momentos alternativos de oração e de comunhão com o povo. A Semana Santa será vivida com intensidade. A Igreja, embora restrita para um número pequeno de fiéis não estará inacessível a ninguém. Ela será sempre reduto de esperança para todos.

Consciente de nossa responsabilidade, viveremos este tempo com esperança. Buscaremos honrar a ideia de que uma grande missão nos foi confiada e por ela, seremos exigidos. Oxalá, consigamos corresponder aquilo que a nós foi concedido.

Pe. Reuberson Ferreira, MSC
Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.