Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Segunda-Feira Santa – Celebração da Misericórdia com a meditação das 7 dores de Maria Santíssima

A jornada da Semana Santa, no dia 29 de março, meditou sobre as 7 dores de Maria Santíssima na Celebração da Misericórdia. Esta Santa Missa, presidida pelo Pe. Reuberson Ferreira MSC na Segunda-Feira Santa, aconteceu às 19h com Comunhão Espiritual dos fiéis, ou seja, sendo transmitida ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook devido às restrições sanitárias da fase emergencial da quarentena, obrigatória com objetivo de deter o contágio do vírus “covid-19” em grandes movimentações de pessoas.

Recorde conosco as 7 dores de Maria Santíssima, meditadas na Celebração da Misericórdia:

1ª Dor: Maria acolhe, com fé, a profecia de Simeão.

Simeão os abençoou e disse a Maria, Sua mãe: “Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma” (Lc 2,34-35).

2ª Dor: Maria foge para o Egito com Jesus e José.

O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: “Levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo. Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito” (Mt 2,13-14).

3ª Dor: Maria procura Jesus perdido em Jerusalém.

“Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltaram, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura dele” (Lc 2,43b-45).

4ª Dor: Maria encontra-se com Jesus no caminho do Calvário.

“Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam” (Lc 23,26-27).

5ª Dor: Maria permanece junto à cruz do seu Filho.

“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse para o discípulo: Eis aí a tua Mãe!” (Jo 19,15-27a).

6ª Dor: Maria recebe nos braços o Corpo de Jesus deposto da cruz.

“Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimateia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o Corpo de Jesus. Pilatos, então, deu o cadáver a José, que retirou o Corpo da cruz” (Mc 15,42).

7ª Dor: Maria leva ao sepulcro o Corpo de Jesus.

“Os discípulos tiraram o Corpo de Jesus e envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ali que puseram Jesus” (Jo 19,40-42a).

Fotos: Miguel Ibarra Escalante

Veja mais fotos acessando: www.facebook.com/santuariodemaria.nssc