Semana Santa 2012 – A Semana da Salvação

A Igreja Católica Apostólica Romana do mundo inteiro se reuniu para viver seu maior momento neste ano de 2012: a Semana Santa. De 01 a 08 de abril, o povo de Deus foi chamado a reviver os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo da acolhida em Jerusalém, passando pela Sua dolorosa paixão e morte, até sua gloriosa vitória na Ressurreição Pascal.

A Semana Santa deu seus primeiros passos com o Domingo de Ramos e aqui no Santuário começamos bem cedo com a celebração das 7h30. Logo depois, em meio a um clima bem simples de oração e abençoado por um dia ensolarado, foi realizada a Procissão dos Ramos seguida pela missa solene, atividades estas iniciadas às 9 horas. Às 18h e 19h30 também foram celebradas as missas especiais de Domingo de Ramos.

Na segunda feira santa, às 19h30, a comunidade participou da tradicional Missa pelas Almas. Na terça feira, também à noite, a Via Sacra reviveu os últimos passos de Nosso Senhor seguindo pelas ruas do nosso bairro. Na quarta feira, foi realizada a Missa da Misericórdia, um grande momento de reflexão com ritos penitenciais.

Na quinta feira santa, às 19h30, aconteceu o início do tradicional Tríduo Pascal, com a Missa do Lava Pés e Instituição da Eucaristia, onde tivemos a memória desta importante passagem da vida de Cristo, que apresentou a seus discípulos o sacerdócio e o serviço ao próximo. Nesta celebração foi revivido este momento de humildade e serviço com nosso sacerdote, Pe. Air José MSC, lavando os pés de agentes de pastoral que cuidam da saúde de nossa comunidade. Além deste momento, foi realizada a renovação dos compromissos pastorais e ministeriais dos nossos agentes, no término da celebração, seguida pelo rito inicial da Vigília ao Santíssimo Sacramento, que contou com uma emocionante procissão silenciosa que seguiu com o Santíssimo Sacramento transladado para o Salão Paroquial, onde pôde ser adorado pelos fiéis até a meia noite.

Na Sexta Feira da Paixão, foi iniciado o dia com a continuação da Vigília ao Santíssimo, além da Via Sacra na igreja e o plantão de confissões. À tarde, o Tríduo Pascal prosseguiu com a Adoração à Santa Cruz, que aconteceu às 15 horas, e logo depois foi realizado o Auto da Paixão de Cristo, feito pela equipe de dança e de teatro da Pastoral da Juventude. No início da noite, toda a comunidade presente terminou a Sexta Feira Santa com a Procissão do Senhor Morto pelas ruas da Vila Formosa.

O Tríduo Pascal teve seu encerramento no sábado santo com a celebração da Vigília Pascal, missa solene que anuncia a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta missa foi iniciada com a chama nova que acendeu o Círio Pascal, luz do Cristo ressuscitado, e também abençoou a água do batismo. A liturgia do Sábado Santo, além de comemorar a Vitória do Senhor, também motivou cada um a acreditar na sua vitória particular por meio da Ressurreição de Jesus Cristo.

A Semana Santa de 2012 teve seu encerramento com o Domingo de Páscoa. Às 6h30, foi realizada a Procissão da Ressurreição, seguida pela missa pascal das 7h30. Nos demais horários, também aconteceram celebrações eucarísticas em ação de graças à Páscoa do Senhor, a nossa Páscoa. Que nossa fé, alimentada pela quaresma e pela Semana Santa que passaram, seja a luz da Ressurreição de Cristo em nossas vidas! Um santo e feliz Tempo Pascal para você!

EWERTON COSTA