Semana Santa 2024: Tríduo Pascal

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a Igreja Católica se reuniu, em comum unidade pelo mundo inteiro, para imergir na celebração que é conhecida como a “mãe das liturgias”: o Tríduo Pascal. Esta é uma só celebração que atravessa 3 dias e anuncia a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Às 19h30 da Quinta-Feira Santa (28), foi dado início ao Tríduo Pascal com a Celebração da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, trazendo o rito do Lava-Pés (neste ano, com o sacerdote lavando os pés de casais de agentes de pastorais que atuam na Pastoral da Família) , a renovação dos votos de ministros e agentes leigos da paróquia e o início da Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento, que seguiu até a meia-noite. Na Sexta-Feira da Paixão (29), pela manhã, tivemos a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento no Salão 1 e atendimento dos padres ao povo para Confissões no Santuário; às 15 horas foi realizada a Celebração de Adoração à Santa Cruz; às 18h30 foi apresentada a peça teatral da Paixão e Morte de Cristo (veja as fotos em outra notícia, também neste site) e, logo em seguida, a comunidade se reuniu na Procissão com o Senhor Morto pelas ruas da Vila Formosa.

E no Sábado Santo (30), o Tríduo Pascal foi encerrado com o dia da Vitória do Senhor. Nessa data, às 19h30, foi celebrada a Vigília Pascal, com a bênção do fogo para anunciar a Ressurreição do Senhor com o novo Círio Pascal, a proclamação de leituras e salmos contando a trajetória de Deus conosco do Gênesis ao Evangelho, a bênção da água para a renovação de nossos votos batismais e, ao final, a procissão de apresentação do Cristo Ressuscitado para os fiéis.

O Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração agradece a todos os fiéis que vivenciaram o Tríduo Pascal por aqui! Um santo e abençoado Tempo de Páscoa para vocês!

Fotos: Renata J. Silva, Aline Imercio e Patrícia Pelizzari

Veja mais fotos, acessando: www.facebook.com/santuariodemaria.nssc