Semana Santa, Pastoral e Serviço a Deus!

Jornal AbrilDeus é o justo juiz que julga com misericórdia e bondade. Ele sabe todas as coisas. Ele conhece, circunda e vigia sob todos os corações. Ele, desse modo, sabe a grandeza e esforço que cada um, cada agente de pastoral fez nestes dias para viver a Semana Santa.

Sabemos, não negamos e nos entristecemos com todo mal que pandemia tem feito e causado, já são mais de trezentas mil mortes. Contudo, deve-se dizer que confiamos e temos nossa fé que é vivida de maneira mais aguda, nestes dias da Semana Santa. Para que ela fosse celebrada com segurança, piedade e devoção foi necessário que muitas pessoas – leitores, ministros, cerimoniários, acólitos, coroinhas, músicos, comunicação, “TV Santuário” – se dispusessem a ajudar.

Partindo do sentimento de fé de cada um, houve uma geral disposição para bem viver este tempo, ofertando seus dons e talentos a Deus nestas celebrações. O Senhor que tudo sabe, julga com misericórdia e rejubila-se pela disposição de todos, regozija-se pelo desejo de servi-lo que cada um tem. De minha parte, agradeço por toda dedicação e todo amor que cada um tem por este Santuário. Julgo que é isso que mais precisamos em nossa paróquia: Fé e disposição para colocar-se a serviço de Deus.

Peço que cuidemos para que o nosso cansaço ou desânimo não seja fermento para que limitemos e desestimulemos os outros no serviço a Igreja e a Deus. Às vezes, em nossa conduta, mesmo sem a devida consciência, criamos aquele conceito popular na internet de “astroturf” ou falso consenso de popularidade: Eu não contribuo, falo contra aqueles que fazem algo e estímulo para que outros não ajudem e pensem que é ruim servir. Ao final ninguém quer fazer nada por causa da minha opinião negativa ou pelo clima de marasmo que produzi pelo comentário que, sem pensar, falei. Esta conduta teríamos que evitar (criemos consenso positivo) e deveríamos ter ante os olhos, as palavras de Gamaliel aos mestres a Lei: Cuidado para que não vos encontreis lutando contra Deus (cf. At 5, 39c).

Por fim, quero convidá-los a elevar os olhos a frente com esperança de dias melhores. Recordar que, daqui a um mês ou menos, iniciaremos a Festa da Padroeira de Nossa Paróquia, Nossa Senhora do Sagrado Coração. O contexto ainda será marcado pela dimensão virtual, mas sua colaboração e participação segue sendo estritamente necessária.

Cuidemo-nos e que Deus cuide de todos!

Pe. Reuberson Ferreira, MSC
Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.