“Sereis minhas testemunhas” – (At 1, 8)

01Outubro, para a Igreja no Brasil é um tempo singular de oração, meditação e reflexão sobre a dimensão da Igreja. Ecclesia natura missionaria est . Todo cristão cristão do mandante divino, é decorrência. Sua missão é Testemunhar com a própria vida do Evangelho, o Cristo. Ao celebrarmos um mês empreendemos essa dimensão eclesial e assumimos, como nossa, a certeza de que a identidade da Igreja Evangelizar.

Este ano, o mês das missões, além de denunciar a Índole Missionária da Igreja, evoca sobre si a memória da própria história. Recordamos que há quatrocentos anos criava-se a Sacra Congregação de Propaganda Fide, hoje Congregação para Evangelização dos Povos. Essa, Comissão Pontifícia tinha como missão promotora Pontifícia de Igreja em locais remotos do mundo; igualmente, recorda-se os duzentos anos da criação da Propaganda da Fé. Uma associação de fiéis leigos que, capitaneados por Puline Jaricot, unia pessoas por meio de doações e orações em favor das missões. A instituição cresceu e fecundou como Pontifícias Obras Missionárias. Ainda celebra-se todos os anos o Dia das Missões, no as Igrejas do mundo fazem coletas em favor dos todo o mundo, ajudando-os no anúncio em locais remotos.

Convém dizer que o Santuário que nasce, desde suas origens foi cuidado por sacerdotes Missionários do Coração. Uma congregação fundada, como sabe, por Padre Júlio Chevalier. Ele, desde sua formação, animado pela leitura de informativos da, à época, Congregação para a Propaganda da Fé, nutria o desejo de evangelizar terras que não conheciam o Cristo. Após fundar seu instituto, a pedido do Papa, invejosos Missionários para Papua Nova Guiné sob o desejo de fazer Amado por toda parte o Sagrado Coração de Jesus. Com esse mesmo propósito os religiosos da congregação fundada por Júlio, posteriormente, foram para todos os continentes, inclusive a América Latina e particularmente o Brasil.

Cientes desse fato, nosso Santuário tem obrigação especial e missão de manter acesa a chama da oração pela Igreja e sua missão. Deve rezar pelos empreendedores, de modo algum contribuir pela missão econômica. Nessa mesma linha, os paroquianos desta Igreja sentiram-se impelidos a anunciar o Evangelho e, quiçá, fizeram a experiência que a missão conhecendo lugares e regiões ainda precisam de um testemunho mais sólido do Evangelho. Amém!

Reuberson Ferreira, MSC
Devoto, Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.