Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

“Setembro” foi escolhido para celebrarmos o mês da Bíblia

Você já leu hoje?

Setembro foi escolhido pela Igreja para celebrarmos o mês da Bíblia, porque no dia 30 comemoramos o dia de São Jerônimo. Foi ele quem traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim, tornando possível a nossa leitura nos dias de hoje. A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas.

Ela é “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas; ajuda-nos na caminhada em busca da vida eterna.

“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16).

A Bíblia foi escrita por pessoas escolhidas por Deus e inspiradas pelo Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.

Apresenta uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e, por fim, a vivência do Cristo ressuscitado das primeiras comunidades cristãs. A Sagrada Escritura, como a conhecemos, demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. E nem por isso perdeu a sua identidade ou veracidade dos fatos. Por ter sido escrita há muito tempo, alguns dizem que está ultrapassada, que os tempos são outros bem diferentes da realidade daquela época. Realmente muitas coisas mudaram, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1Pd 1,25).

Ela é fonte para nossa inspiração; ajuda a fortalecer a nossa fé nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou nos conforta na alegria. Mais do que tudo isto é o livro do Anúncio: proclama a boa notícia vinda de Deus.

Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É certo que na Bíblia encontramos alguns textos difíceis com algumas palavras que não conhecemos muito bem. Devemos então procurar nossos catequistas, nosso pároco para esclarecer nossa dúvida e ensinar as outras pessoas quão importante ela é em nossa vida e o quanto ela nos edifica na fé. Assim, ela não deve ser apenas mais um enfeite em nossa estante, para mostrarmos que temos uma em casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia: “Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4,4).

Esse mês é, então, mais uma oportunidade que temos para examinarmos nossa vida e vermos qual é o valor que damos a este livro tão especial e tão importante para todos os que seguem a Jesus, como Caminho, Verdade e Vida. Peçamos sempre a luz do Espírito Santo e expulsemos toda e qualquer preguiça ou até mesmo aquela velha desculpa de não termos tempo para sua leitura.

Leia trechos diariamente e reflita sobre eles! Feche seus olhos, silencie sua mente, seu coração e procure captar/interpretar a mensagem divina. E a cada letra, a cada palavra, vamos perceber e ouvir a Voz de Deus que fala ao nosso coração e como isto mudará para melhor nossa vida e o modo de interpretarmos as mais variadas situações que vivemos.

Seja feliz! Conheça, leia e medite a Palavra de Deus, pois ela te preencherá!

Viviane Valente