Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Seu papel na sociedade e aquele usado no dia-a-dia

A natureza nos proporciona diversos recursos para serem usufruídos em nossa vida. Das árvores, por exemplo, é extraída a celulose e essa é transformada em papel, tão empregado em nosso cotidiano nas diversas atividades.

No entanto, a sociedade, em geral, parece pensar que a geração desse produto é ilimitada. Há muitos exemplos e não é necessário se despender muito tempo para percebê-los. Empresas imprimem diversos documentos que, muitas vezes, não precisam ter fisicamente. Pessoas usam um tamanho considerável de folha para anotar algo breve. Outros nem imaginam em aproveitar o verso da mesma como forma de economia.

O problema é que milhares de árvores são cortadas para a produção do papel e que, mesmo nesse processo, há desperdícios. O pior, na verdade, talvez nem seja isso, e sim, na falta de reflorestamento. É bom lembrar que tal recurso natural tem outros fins como a criação de oxigênio, essencial para a respiração das plantas e dos seres humanos, e também é fundamental para o equilíbrio climático. É aí que surge o papel de cada pessoa.

Cada um de nós pode fazer a sua parte para colaborar com a saúde do meio ambiente. Primeiro, reunir uma quantidade razoável de folhas, utilizando-as enquanto possível. Depois, isso tudo pode ser reciclado. Aliás, pode até ser utilizado como fonte alternativa de renda, mesmo oferecendo um baixo retorno financeiro; mas sempre, proporcionado um bem muito maior para o verde do planeta.

Outro ponto interessante é plantar. Além da beleza natural desta bênção de Deus, ela colabora para o bem estar de todos e, de alguma forma, para a manutenção do ecossistema. Em vários momentos, esses detalhes de economia, reciclagem e plantio são deixados de lado. Ser cristão é também amar a natureza e se preocupar com o futuro das próximas gerações. Que tal ter uma nova atitude diante dessa adversidade? Viva ao meio ambiente!

Thiago Thomaz Puccini