Um Santuário pelo Reino!

21A2841E-F71A-49B4-B0E3-471E131A1864A solenidade de Cristo Rei, que marca o encerramento do ano Litúrgico na Igreja, nos coloca frente ao projeto do Reino de Deus, que foi o conteúdo central da pregação de Nosso Senhor Jesus Cristo. O dia de Cristo Rei do Universo, enquanto celebração litúrgica, foi instituído pelo Papa Pio XI, no ano de 1925, no período pós-guerra. O objetivo principal era pôr em evidência, num mundo marcado por desacertos e guerras, a centralidade do projeto de Deus, revelado por Jesus.

Jesus Cristo, Deus que se encarnou entre nós, plastificou em suas palavras e ações aquilo que a liturgia atual celebra. Sua vida, simples e sua opção pelos frágeis e pecadores (cf. Lc 4, 18ss) atestam que o Reino de Deus se concretiza, sem excluir os demais, na solicitude com aqueles que mais necessitam. Sua oposição aos poderes deste mundo (Mt 20, 24b) e o convite ao serviço (cf. Lc 22, 27) como critério de autenticidade de toda pregação religiosa, denunciam que na base do Reino de Deus, não está a vontade tirânica de oprimir os irmãos, mas sim o desejo de promover que todos tenham vida plena. Esse Reino, embora apresente sinais neste mundo, como ensinou Jesus Cristo, não se esgota nesta realidade (cf. Jo 18, 36), ele tem um fundamento escatológico, concretiza-se, portanto, na eternidade.

A Igreja, nesse sentido, como fiel seguidora de Jesus Cristo, busca ser nos nossos tempos, sinal desse Reino. O Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, por essa razão, coloca-se como uma pequenina luz a indicar o Reino do Senhor. Temos e devemos ter a consciência clara de que o que fazemos é colaborar para construção do projeto do Senhor que tem na eternidade seu desfecho final. Nossos atos, por isso, devem sempre ancorar suas razões no Senhor, ele é a razão de nossa Esperança.

Encerrando o ciclo de mais um Ano Litúrgico, com a Festa de Cristo Rei, impõe-se sempre o desafio de perguntar se na base de nossas ações estava a Construção do Reino. Questionarmos se em nossas celebrações, nossas liturgias, em nossas ações sociais, nossas reuniões tivemos sempre como meta fazer conhecido o Reino de Deus. Igualmente é hora para pormos diante dos nossos olhos, que ainda há muito a fazer pelo projeto de Deus. Convém, assim, arregaçarmos as mangas, dobramos os joelhos e, mais uma vez, acrescer uma centelha do nosso suor ao desejo do Senhor de construir novos céus e novas terras.

Pe. Reuberson Ferreira, MSC
Devoto, Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.