Vamos trabalhar para isto?!

siteA chegada de um novo ano é sempre um momento ritual. Ele marca a passagem para uma nova época, um novo tempo, capaz de mover as pessoas em direção a sonhos, projetos e esperanças. Não raro, renovamos as expectativas de novas conquistas, sonhamos com realizações diferente e, quiçá, melhores. Esse efeito mágico que um novo ano porta é comum às pessoas e instituições. Nosso Santuário, uma instituição de fé formada por pessoas que se inspiram na força do Evangelho, também traz ao ano que está nascendo uma série de projetos, sonhos e desejos.

Neste ano de 2021, mesmo ainda maculados pelo medo da pandemia, sonhamos com um Santuário que seja renovado. Desejamos uma renovação que passe pela via da fé. Tenho, espero que seja turva, a sensação que muitas pessoas em nosso Santuário vivem uma fé frígida, morna (Ap 3, 15). Não uma fé entusiasmada capaz de dizer como Paulo: “Ai de mim se não evangelizar” (1Cor 9, 16). Desse modo tudo parece difícil de fazer. Os nossos compromissos religiosos soam como um fardo, uma penosa obrigação. Há sempre uma desculpa para não se comprometer. A Igreja é sempre o caminho menos importante, tudo é mais necessário que a vida de Igreja – exceto quando estamos com dificuldades, pois ai, lembramos de Deus. Assim, rogamos que tenhamos uma fé abrasadora, como a de Paulo ou com a de tantos homens e mulheres que abnegadamente fizeram com que este Santuário fosse um templo de pedras vivas. Vamos trabalhar para isto?!

Outra renovação que sonho neste Santuário é no espírito da Acolhida. Do ponto de vista prático a Pastoral da Acolhida do nosso Santuário tem dado um espetáculo, mesmo em meio as dificuldades, de acolhida dos fiéis. Desde o retorno das Missas eles acolhem, cuidam e zelam para que todos sintam-se protegidos e amparados no Santuário. Sonhamos que nosso Santuário seja mais acolhedor. Que todos que queiram desenvolver um trabalho ou colocar seus dons a serviço de nossa comunidade sejam acolhidos. Sintam-se respeitados e crentes que podem fazer bem a este Santuário com os talentos que dispõe. Mais ainda, que seu serviço concorre para um mundo mais cristão. Vamos trabalhar para isto?!

Por fim, um último sonho é o de atingir uma maturidade e corresponsabilidade para com o Santuário. Me convenci, por tudo que vivemos neste ano, que há muita gente que ama este Santuário e preocupa-se com ele, para que sua atividade evangelizadora não cesse. Há, contudo, alguns que mesmo servindo-se dele ainda não perceberam – talvez por acharem o Santuário rico – que ele depende do compromisso de cada um para subsistir. Depende do dízimo, das ofertas e das doações que cada um aporta. Ser dizimista, portanto, é um compromisso com a evangelização. Sonho que todos no Santuário nos tornemos dizimistas, que tal? Vamos trabalhar para isto?!

Meus sonhos são na verdade sonhos comunitários. Assim, não podem ser sonhados sozinhos. São sonhos institucionais, paroquiais. Por isso precisam ser sonhados juntos. Vem sonhar conosco o projeto de Jesus. Ajude-nos!

Vamos trabalhar pelo bem do Reino de Deus. Amém!